O Service Desk é uma abordagem de suporte na gestão da Tecnologia da Informação (TI), frequentemente usada por empresas e organizações para solucionar problemas operacionais de software, sempre com o objetivo de proporcionar um alto nível de satisfação ao usuário. Através deste, é possível acessar serviços como suporte remoto, telecomunicações e outras soluções de TI.

Em outras palavras, o Service Desk pode ser definido como a central de suporte onde as pessoas podem entrar em contato com a equipe responsável para receber apoio técnico e reportar problemas de TI. Geralmente, o Service Desk é o primeiro ponto de contato em que os usuários informam sobre problemas ou dúvidas relacionadas ao uso de sistemas e produtos.

Além disso, um Service Desk configura o processo de planejamento de TI e, por isso, é importante para garantir que os serviços prestados sejam gerenciados e monitorados de forma eficaz. O objetivo é assegurar que todos os usuários da organização tenham acesso ao melhor suporte tecnológico que a sua empresa oferece, para que suas necessidades sejam atendidas prontamente.

Service Desk como Parte do Planejamento de TI

O Service Desk está integrado ao planejamento de TI, permitindo a estruturação da arquitetura de TI. Esse processo resulta na otimização dos recursos, na identificação das demandas por profissionais qualificados para atender aos usuários, na flexibilidade para expandir ou reduzir serviços, na definição do canal de comunicação adequado para interação entre usuários e equipe de TI, bem como na criação de políticas para uma gestão eficaz e monitoramento da infraestrutura de TI da empresa.

Entender como um Service Desk Benefícios A empresa

Um Service Desk gera muitos benefícios para a empresa que a adota, além de agilizar a transição do uso de recursos de TI, os usuários podem se beneficiar de um serviço de suporte integrado a todos os serviços de TI da organização. Além disso, a organização melhora a experiência no uso de aplicativos de TI e pode otimizar a experiência do usuário com o auxílio de relatórios diários e formulários em tempo real para monitoramento de performance.

Outro grande benefício é a capacidade da empresa de monitorar e controlar o uso de recursos, como economia de custos com uso de serviços de TI. Além disso, o Service Desk permite que a organização mantenha rastreados todos os problemas relatados pelos usuários e monitorar a performance gerencial para melhor compreender os problemas.

Outras funções do Service Desk

Existem outras funções importantes do Service Desk que contribuem para melhorar a experiência com a TI da empresa. Os funcionários do Service Desk possuem capacitação para solucionar problemas de usabilidade, telecomunicações, configuração de sistemas, serviços remotos para usuários, treinamento de usuários em sistemas e recursos, como planejamento e suporte a incidentes de segurança, além de outras funções.

Além disso, o Service Desk possui a capacidade de instituir procedimentos para alimentar relatos de problemas e solução de incidentes, identificar falhas, acompanhar o desempenho do usuário, monitorar o uso dos recursos e tratar incidentes relacionados a hardware.

Por fim, o Service Desk oferece as ferramentas e conhecimento necessário que permitem ao pessoal do serviço de TI da empresa se concentrar nos projetos principais e nos negócios, tendo a certeza de que qualquer problema de TI será tratado e resolvido de forma eficaz.

Como Escolher o Service Desk certo.

Ao escolher o Service Desk certo para a organização, é preciso notar que é importante que as soluções sejam flexíveis, pois os processos mudam com o tempo de acordo com as necessidades e mudanças na organização.

Além disso, uma ferramenta de Service Desk deve ajudar os usuários a lidar com diferentes canais de informações, com as quais eles possam tirar o melhor proveito da tecnologia da empresa, fornecendo a experiência desejada aos usuários e mantendo-os conectados aos sistemas de TI da organização.

No entanto, mesmo que a ferramenta seja escolhida adequadamente é importante que haja uma equipe de especialistas em TI para usar a ferramenta e criar a visão desejada, definindo objetivos e metas, além da capacidade de criar, testar e implementar as políticas e planos de gerenciamento de TI para serviços de primeira classe.

A iNOVE Tecnologia está comprometida com o sucesso de todos os seus clientes, oferecendo serviços de consultoria em planejamento, implantação de soluções, suporte aos usuários e monitoramento de ativos. Estamos constantemente trabalhando para entregar produtos e serviços de qualidade para ajudar nossos clientes a aproveitarem o máximo do seu ambiente de TI. A solução de Service Desk da iNOVE Tecnologia permite que as empresas recebam assistência efetiva, eficiente e de baixo custo para lidar com problemas de TI. Se quiser saber mais sobre o Service Desk da iNOVE Tecnologia, entre em contato conosco.

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Sobre a iNOVE Tecnologia

Especialista em gestão de infraestrutura de TI desde 2004, a iNOVE oferece serviços com o objetivo de otimizar a operação, através de disponibilidade e segurança das informações. Com o diferencial de entender o negócio do cliente para tomar as melhores decisões com relação às tecnologias a serem utilizadas, a iNOVE apresenta-se como uma parceira estratégica de negócios para os seus clientes.

A iNOVE faz uso das tecnologias mais atuais do mercado para a prestação dos seus serviços e, além disso, aplica as melhores práticas de gestão de TI – como o ITIL -. Essas metodologias são fundamentais na prestação de um atendimento personalizado, que elimina as preocupações do cliente com a saúde da TI e o permite permanecer focado no seu core business.

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Service Desk e Field Service

Através das soluções de Service Desk e Field Service, a iNOVE oferece atendimento aos clientes, manutenção preventiva e solução para os problemas em servidores, estações de trabalho e demais ativos de rede. Os especialistas e analistas entendem as particularidades do negócio do cliente.

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Monitoração de ativos de TI

O serviço de Monitoração de Ativos de TI da iNOVE consiste em monitorar proativamente os recursos de tecnologia, desde os mais simples – como roteadores, links e switches -, até os mais críticos para o negócio – como servidores, bases de dados e provedores de e-mail.

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Gestão de infraestrutura local

Toda a infraestrutura local de TI demanda atualizações, ajustes em configurações e parâmetros de segurança, eliminação de sobrecargas em bancos de dados, entre outras manutenções. Por isso, a iNOVE realiza a Gestão de Infraestrutura Local de TI para empresas que precisam de gerenciamento completo da infraestrutura de TI, somado à resolução eficiente de problemas.

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Gestão de ambiente na nuvem

Através de sua experiência, a iNOVE atua com projeto de nuvem completo, isto é, implantação e gestão de ambiente na nuvem, sejam Private Cloud (nuvem privada) ou Public Cloud (nuvem pública). Para empresas que já possuem a sua infraestrutura em cloud computing, são levantadas as possíveis melhorias e é identificada a possibilidade de otimização de desempenho.

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