O monitoramento de TI é um procedimento que ajuda as empresas e ambientes corporativos a monitorar a saúde de seu sistema de TI — desde o hardware, software, servidores e outros serviços relacionados. Muitas vezes é uma boa prática realizar essa tarefa para detectar possíveis vulnerabilidades antes que elas se tornem um problema para a empresa ou para os usuários.
Em uma época em que muitos serviços, como e-mails, sites e banco de dados, estão sendo hospedados em serviços de terceiros, o serviço de monitoração de TI, terceirizado permite que uma equipe possa ter certeza de que os serviços estão online e, se não estiverem, quais são os problemas que estão ocasionando o erro ou queda na provisão de serviços.
Mas o serviço de monitoração de TI não é apenas uma forma de obter informações sobre o status dos serviços; também serve como um mecanismo de controle dos recursos de uma empresa. Por exemplo, é possível configurar alertas de uso de recursos — a fim de evitar o desperdício — ou para restringir o acesso a determinados usuários.
Outro fator que diz respeito ao serviço de monitoração de TI, é que é possível receber avisos sobre a mudança de status de qualquer computador, aplicativo ou serviço da sua rede. Assim, se um computador for infectado por malware, por exemplo, você terá ciência daquilo e poderá agir rapidamente.
Esse tipo de controle também é útil para conter ciberataques externos que podem comprometer a segurança de toda a rede, já que o monitoramento pode detectar tentativas de ligações externas não autorizadas, bem como informações confidenciais que podem ser transferidas para fora da empresa.
Para que uma empresa possa usufruir dos benefícios dessa ferramenta de monitoramento de TI, ela deve ter um profissional ou grupo de profissionais de TI qualificados, que realizarão a implantação adequada das ferramentas de monitoramento, a fim de aproveitar todas as vantagens de uso desse recurso, sem deixar ou negligenciar as informações ou alertas que o sistema fornece.
Algumas das principais vantagens do monitoramento de TI para as empresas são:
1.Otimização do tempo e do desempenho da TI
Dado que é possível rastrear e monitorar todos os computadores, servidores e aplicativos, as equipes de TI podem determinar rapidamente se um problema está relacionado com a rede local ou externa, assim como detectar e corrigir problemas antes que causem danos à empresa ou usuários.
2.Aumento da segurança
O monitoramento ajuda a identificar eventos suspeitos que indiquem comprometimento de segurança, além de ajudar a detectar vulnerabilidades antes que elas se tornem parte de um ataque externo.
3.Diminuição dos custos
Um bom sistema de monitoramento de TI pode ajudar a reduzir os custos de infraestrutura e de gestão de TI, através da automatização de tarefas que podem ser configuradas e executadas por meio do mesmo sistema.
4.Redução do tempo de inatividade
Como o monitoramento é uma solução que permite detectar falhas antes mesmo que ocorram, isso torna possível a redução significativa do tempo de inatividade.
Devido a isso, é possível obter maior eficiência em processos, benefícios financeiros, usufruir de maior tempo livre do departamento de TI, além de poder aplicar melhorias para os usuários.
Como Implantação e Controle São Fundamentais no Monitoramento de TI
A implantação e o controle são dois fatores fundamentais para o monitoramento de TI, pois apenas com uma boa implantação é possível garantir o controle. Implantação significa a capacidade de instalar, testar e aplicar correções aos equipamentos de TI, como computadores, servidores, operações em nuvem e outras infraestruturas.
Esse processo, quando feito corretamente, permitirá que os sistemas de monitoramento sejam eficazes e rastrear erros antes que eles gerem problemas.
Além disso, durante o processo de implantação das ferramentas de monitoramento, é possível configurar alertas que os avisem quando algo não estiver funcionando corretamente. Isso significa que a equipe de TI terá ciência das falhas com muito mais rapidez, evitando, assim, muito mais problemas relacionados à saúde da infraestrutura de TI.
Um dos principais objetivos do monitoramento de TI é garantir que tudo esteja funcionando conforme o planejado e que a segurança seja mantida. Por isso, um exame de sistemas de monitoramento deve ser feito de tempos em tempos para garantir que o processo esteja correto.
Uma boa prática é o uso de senhas fortes e otimizações de segurança, como firewalls, segurança de aplicativos, proxy de segurança, detector de ameaças, como DDoS, e outros recursos para eliminar quaisquer riscos de segurança que possam afetar o sistema de monitoramento.
Além disso, também é importante treinar os funcionários da empresa sobre como utilizar os sistemas de monitoramento para que eles possam aproveitar ao máximo as ferramentas, além de entender os alertas que serão emitidos e como agir diante deles.
Como Soluções de Monitoramento de TI da INOVE Tecnologia Podem Ajudar
A INOVE Tecnologia oferece uma série de serviço de monitoração de TI para empresas que precisam manter o controle dos sistemas de TI.
A empresa pode ajudar na instalação, gerenciamento e monitoramento de hardware, sistemas operacionais, servidores, aplicativos e outras ferramentas de TI. Além disso, também oferece serviços de análise de vulnerabilidades, bem como a configuração de soluções de segurança.
Além disso, esse serviço de monitoração de TI é realizado por um grupo de profissionais capacitados, que entendem o funcionamento do ambiente de TI da empresa e quais são as melhores maneiras de gerenciar com segurança quaisquer serviços que estejam rodando na rede. Eles também podem ajudar a implementar alertas e outras estratégias de monitoramento que ajudem a prevenir problemas antes que eles aconteçam.
Portanto, optar por serviço de monitoração de TI como os oferecidos pela INOVE Tecnologia garante um maior controle e segurança dos sistemas de TI, além de ter acesso à soluções de qualidade que permitem obter proveitos financeiros e redução de erros que podem ocasionar prejuízos.
Sobre a iNOVE Tecnologia
Especialista em gestão de infraestrutura de TI desde 2004, a iNOVE oferece serviços com o objetivo de otimizar a operação, através de disponibilidade e segurança das informações. Com o diferencial de entender o negócio do cliente para tomar as melhores decisões com relação às tecnologias a serem utilizadas, a iNOVE apresenta-se como uma parceira estratégica de negócios para os seus clientes.
A iNOVE faz uso das tecnologias mais atuais do mercado para a prestação dos seus serviços e, além disso, aplica as melhores práticas de gestão de TI – como o ITIL -. Essas metodologias são fundamentais na prestação de um atendimento personalizado, que elimina as preocupações do cliente com a saúde da TI e o permite permanecer focado no seu core business.
Alguns outros clientes
Nossas Soluções
Service Desk e Field Service
Através das soluções de Service Desk e Field Service, a iNOVE oferece atendimento aos clientes, manutenção preventiva e solução para os problemas em servidores, estações de trabalho e demais ativos de rede. Os especialistas e analistas entendem as particularidades do negócio do cliente.
Monitoração de ativos de TI
O serviço de Monitoração de Ativos de TI da iNOVE consiste em monitorar proativamente os recursos de tecnologia, desde os mais simples – como roteadores, links e switches -, até os mais críticos para o negócio – como servidores, bases de dados e provedores de e-mail.
Gestão de infraestrutura local
Toda a infraestrutura local de TI demanda atualizações, ajustes em configurações e parâmetros de segurança, eliminação de sobrecargas em bancos de dados, entre outras manutenções. Por isso, a iNOVE realiza a Gestão de Infraestrutura Local de TI para empresas que precisam de gerenciamento completo da infraestrutura de TI, somado à resolução eficiente de problemas.
Gestão de ambiente na nuvem
Através de sua experiência, a iNOVE atua com projeto de nuvem completo, isto é, implantação e gestão de ambiente na nuvem, sejam Private Cloud (nuvem privada) ou Public Cloud (nuvem pública). Para empresas que já possuem a sua infraestrutura em cloud computing, são levantadas as possíveis melhorias e é identificada a possibilidade de otimização de desempenho.